Brasil vence batalha contra o PT e impeachment avança

brazil-rousseff-impeachment-demo_nelson_almeida_afp-3

Depois de longas e intermináveis 9 horas de inúmeros discursos, o impeachment foi aprovado na Câmara dos Deputados por 367 a 146. Seguindo o favoritismo previsto às vésperas da votação, o impeachment passou com 25 votos além dos 342 necessários. Agora o processo segue para o Senado. Lá, é necessário apenas metade mais um dos votos para que Dilma seja finalmente afastada.

Apesar de cada deputado ter apenas 10 segundo para realizar o voto, grande parte deles gastou bem mais. Com a maioria dos deputados seguindo o discurso político tradicional, a sessão se alongou de forma cansativa por horas. Do lado pró-impeachment, os deputados criticavam a corrupção do governo petista e a crise econômica, mirando em Dilma e Lula. Do lado governista, os deputados chamavam o impeachment de “golpe” e buscavam atingir Eduardo Cunha. Cunha por sua vez conduziu os trabalhos de forma serena e com muita frieza, mesmo sob constantes ataques.

Durante a votação, os números sempre estiveram ao lado do impeachment. Apesar dos temores nos últimos dias de que o governo teria ganhado fôlego, a apreensão não se confirmou, e o impeachment manteve uma vantagem razoável durante toda a votação. A primeira metade da votação foi favorável ao impeachment, enquanto que no final, já nos estados do Nordeste, os votos contrários apareceram com mais frequência. Ainda assim, o voto derradeiro foi dado por Bruno Araújo, do PSDB de Pernambuco.

A vitória na Câmara encerra a primeira etapa do processo. Depois de meses de pressão popular, o impeachment foi finalmente votado e agora pode seguir ao Senado. Dilma está completamente descredibilizada e o PT vai ter que fazer malabarismos para manter um mínimo de sustentabilidade no governo. No Senado, a expectativa é de que o afastamento, que é agora ainda mais favorito, seja votado nas próximas semanas. O Brasil vence uma primeira batalha depois de muito suor, e parece estar muito próximo de por fim a um projeto criminoso de poder que já se estende por longos 13 anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s