Impeachment é favorito, mas Dilma ganha fôlego a 48 horas da votação

16106740

Dilma Roussef ganhou fôlego na corrida do impeachment nessa sexta-feira, dia 15. A menos de 48 horas da votação, o governo partiu para uma ofensiva derradeira, na tentativa de reverter alguns votos. E segundo aliados, que evitam euforia, Dilma teria recuperado entre 10 e 12 votos, dando esperanças à uma batalha que parecia vencida pela oposição.

Apesar de seguir com amplo favoristismo, o impeachment continua sendo posto a prova, e o resultado continua aberto. O governo partiu para um “tudo ou nada” nessa sexta-feira, o que deve continuar no sábado. Essa articulação por trás dos panos deixa os números do impeachment imprecisos. Segundo os levantamentos, o impeachment teria entre 340 e 350 votos. Já para a oposição, mais otimista, o impeachment já teria o apoio de cerca de 370 deputados.

Ainda que os números se mostrem favoráveis, há um limite tênue entre ser aprovado e rejeitado. A verdade é que não dá para se ter certeza de quem está falando a verdade, de quem está blefando. O mais provável é que exista um número muito maior de “indecisos” do que está sendo divulgado. Esses “indecisos” estariam na verdade, querendo jogar no time que irá vencer.

A sensação que fica é que a disputa não será definida na véspera. Tudo indica que o governo seguirá sua ofensiva durante o sábado, deixando o resultado imprevisível. Se tivesse que apostar, o impeachment seria a escolha mais segura. Mas é preciso manter os pés no chão. Se em 1992, Collor perdeu muito antes da votação, Dilma só conhecerá seu destino no próximo domingo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s