Bolsonaro pode ser “Trump brasileiro” em 2018

“Trump brasileiro”. É assim que matéria do Terra divulgada na última quarta-feira classifica possível campanha presidencial de Bolsonaro em 2018. Frequentemente bombardeado por diversos setores da mídia, dessa vez os analistas parecem ter aceitado uma verdade incoveniente. Especialistas admitem que o povo brasileiro está em busca de uma força que venha de fora do cenário político tradicional. Além disso eles admitem que há poucas dúvidas que os eleitores busquem uma “guinada à direita” nas próximas eleições. Todos esses ingredientes parecem resultar em uma situação que até o momento soava como loucura. Bolsonaro presidente já não parece tão impossível.

Há 1 ano diziam ser impossível. Há 6 meses passaram a dizer que era improvável. Hoje ninguém apostaria que não acontecesse. 1 ano após a eleição presidencial o jogo parece ter virado e o que era um devaneio de poucos passa a ser a vontade de muitos. Bolsonaro está mais perto de um eventual segundo turno do que estava 12 meses atrás. Na internet ele já era unanimidade, agora foi a vez dos analistas se renderem. Não é para menos: os especialistas sabem que Bolsonaro é um retrato irretocável do que uma parcela esmagadora do eleitorado brasileiro busca. Já não é necessária uma imaginação tão fértil para ver Bolsonaro liderando as pesquisas em 2018. A próxima eleição pode de fato ter um “Trump brasileiro”.

A comparação com Donald Trump é justa. O magnata americano passa longe da política tradicional e cada vez mais as pessoas parecem buscar soluções que vão além do discurso ensaiado do mundo político. É nesse cenário que Trump lidera as pesquisas para representar o Partido Republicano no pleito do ano que vem. Evidentemente que a comparação se prende apenas ao fato de ambos fugirem do senso político comum, afinal Bolsonaro não terá 1% do poder financeiro que o americano está tendo. Mas ainda assim, tem muita gente perdendo o sono imaginando como será enfrentá-lo durante meses de campanha.

O que parecia impossível já não parece mais tão impossível. O apelo popular de Bolsonaro parece crescer de forma exponencial e tudo indica que a campanha de 2018 será única na história do país. Ninguém consegue prever qual será o impacto de Bolsonaro na corrida pela presidência e muito menos como ele irá sair dela. Se ninguém tem bola de cristal para prever quem assumirá a presidência em 2018, uma coisa é certa: Bolsonaro já não corre mais tão por fora.

Anúncios

6 comentários sobre “Bolsonaro pode ser “Trump brasileiro” em 2018

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s